PROTOZOÁRIOS

Protozoário do gênero Leishmania
Os protozoários são seres vivos unicelulares, eucariontes ( possui núcleo organizado) e pertencem ao reino protista. Muitos protozoários vivem livremente na natureza. Alguns porém, associam-se a outros seres vivos. Dentro destes, muitos adotam a vida parasitária atuando como mutualistas ( benefício para ambos ) ou como comensais ( benefício apenas para o protozoário, sem prejuízo para hospedeiro ).
Reprodução: maioria dos protozoários apresenta reprodução assexuada; algumas espécies podem se reproduzir sexuadamente.
Classificação: os protozoários foram classificados segundo o tipo e a presença ou não de elementos especiais de locomoção. São divididos em flagelados, rizópodes, ciliados e esporozoários.
Flagelados: apresentam um flagelo que é um longo filamento utilizado para os protozoários se locomoverem. Muitos flagelados têm vida livre. Outros são parasitas e ocasionam doenças no homem. Reproduz por divisão binária e, ao atingir outros tecidos ( por exemplo o cardíaco ) modifica-se e adquire forma esférica provocando graves lesões no órgão afetado. O tripanossomo, a leishmânia e a giárdia são exemplos de flagelados parasitas.
Rizópodes: Se locomovem e obtêm alimentos através do prolongamento do citoplasma pseudópodes ( falsos pés ). As amebas são os principais representantes dos rizópodes. Algumas são parasitas outros vivem livres. Os pseudópodes servem também para a alimentação da ameba.
Ciliados: Os ciliados possuem pequenos filamentos em volta do corpo chamado cílios, com os quais se movimentam e capturam alimentos. Um exemplo desse grupo é o Balantidium, um parasita que vive habitualmente no organismo do porco. Outro exemplo é o paramécio, que vive na água doce.
Esporozoários (apicomplexos): São todos parasitas e não se locomovem. Exemplos: a gregorinas, que habitam o sistema digestório de minhocas, baratas, besouros e piolho-de-cobras. E um dos mais conhecidos é o plasmódio que provoca nos seres humanos a malária.
Algumas doenças causadas por protozoários
Amebíase: É adquirido pela ingestão de água ou alimentos contaminados pela ameba Entamoeba histolytica que habita o intestino grosso e se alimenta de glóbulos vermelhos. Causa ulcerações e diarreia e é combatida com o fervimento da água e lavar muito bem as verduras e frutas.
Doença de Chagas: Causada pelo Trypanosoma cauzi, protozoário que vive no intestino do barbeiro. Vivem em frestas das paredes, chiqueiros e paiol. A noite picam pessoas que dormem e fazem as fezes no mesmo momento e quando o tripanossoma é espalhado é introduzido pelo orifício da picada entra na corrente sanguínea para o coração e pode levar a morte. Substituir casas de barro é uma das maneiras de evitar a doença de chagas.

Leishmaniose: Produz feridas na pele e mucosas do nariz e boca, é provocada pelo Leishmania braziliensis, um protozoário. É transmitida pelo picada do mosquito flebótomo.
Giardíase: Provocada pela giardia ( Giardia lamblia ), flagelado que parasita o intestino humano, causa fortes diarreias, podendo levar a desidratação. É transmitida pela água e alimentos contaminados. Evita-se com as mesmas medidas contra a amebíase.
Malária: É provocada por protozoários do gênero Plasmodium é transmitida através da picada do mosquito anophele, a saliva contaminada transmite o protozoário. Provoca febre muito alta que coincidem com os períodos que os parasitas arrebentam os glóbulos vermelhos, liberando toxinas na corrente sanguínea e pode levar a morte. Pulverizar córregos, lagos e poças da água parada com inseticida é uma das maneiras de combater os mosquitos transmissores.
Referências bibliográficas:
Artigo video esquema
Resumo feito baseado no livro didático OS SERES VIVOS de Carlos Barros e no livro BIOLOGIA, volume único, de Armênio Uzunian e Ernesto Birner
muito importante este site
ResponderExcluircala boca
Excluir