Os nematelmintos são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades. Muitas espécies são de vida livre e vivem em ambiente aquático ou terrestre; outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano. Há mais de 10 mil espécies desse tipo de vermes catalogadas, mas cálculos feitos indicam a existência de muitas outras espécies, ainda desconhecidas.
Ao contrário dos platelmintos, os nematelmintos possuem tubo digestório completo, com boca e ânus. Geralmente têm sexos separados, e as diferenças entre o macho e a fêmea podem ser bem nítidas, como no caso dos principais parasitas humanos. De modo geral o macho é menor do que a fêmea da mesma idade e sua extremidade posterior possui forma de gancho. Esses animais são envolvidos por uma fina e delicada película protetora, que é bem lisa e resistente.
DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS NEMATELMINTOS
- Ascaridíase – o parasita é o Ascaris lumbricoides, que mede, 15 cm a 30 cm. Habita no intestino delgado, onde vive dos alimentos ingeridos pela pessoa parasitada. O ser humano infectado elimina ovos para o
meio ambiente . A infecção ocorre pela ingestão de água e de alimentos, principalmente verduras contendo ovos embrionários. - Ancilostomíase (amarelão) – os parasitas são o Ancylostoma duodenale e Necator americanos, que medem cerca de 10 mm. Vivem aderidos à mucosa do intestino delgado da pessoa parasitada, onde se alimentam do sangue. Os ovos são eliminados pela pessoa parasitada, se transformam em larvas. Penetram através da pele, alcançam as veias e chegam ao coração, daí seguem para os pulmões. A anemia é o sinal maior dessa parasitose.
- Filariose ou elefantíase – o parasita é o Wuchereria bancrofti. Os vermes adultos provocam inflamação dos vasos linfáticos, impedindo a drenagem de linfa. O acúmulo de linfa produz inchaço nos pés, pernas, mamas e bolsa escrotal. É transmitida pelo mosquito, que ao picar uma pessoa infectada, espalha as larvas para outras pessoas.
- Bicho-geográfico (Larva migrans cutânea) – transmitida pelo parasita Ancylostoma brasiliense. Parasita do intestino de gatos e cães. Os ovos eclodem na areia e podem penetrar na pele humana sem, contudo atingir a circulação. A larva provoca lesão de contorno irregular, semelhante a um mapa.
![]() |
Ciclo da ascaridíase |
![]() |
Ciclo da filariose |
Vídeo
Reportagem
Bibliografia:
http://sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/nematelmintos.php
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/07/globo-rural-mostra-o-combate-ao-amarelao-nas-plantacoes-de-laranja.html
http://pt.slideshare.net/mateimat/nematelmintos-3596437?next_slideshow=1
http://www.todamateria.com.br/nematelmintos/
Videos about my new game youtube - Videodl.cc
ResponderExcluirVideo about my new game youtube youtube download youtube videos YouTube channel and blog. Youtube is a site devoted to high quality videos that are Top Videos · Gods of the Day · Punishment